
Ciclistas profissionais competem em corridas como a Volta da Itália, o Tour de France, e outros eventos ao redor do mundo para ver qual é o ciclista ou time que pode fazer o percurso em menor tempo. Leia os passos abaixo e saiba como se tornar um ciclista profissional.
# Preparando o Seu Corpo
1
Pedale todos os dias. Treino e experiência são a base de qualquer esporte, e para um ciclista profissional isso significa pedalar muito quilômetros. Você deve treinar em média duas horas por dia, seis dias por semana se você quer se tornar um profissional. Se o tempo está frio, treine em uma bicicleta ergonômica em uma academia ou em casa, caso você tenha uma.- Um treino para ciclistas profissionais leva geralmente de 4 à 6 horas por dia, as vezes incluindo alguns exercícios de musculação na academia para aumentar a força.
2
Aumente sua força. Faça exercícios de musculação de no mínimo 1 hora algumas vezes na semana para construir seus músculos, principalmente os músculos da perna e os músculos do núcleo. Você precisa estar sempre em forma.- Bons exercícios a se fazer são: agachamentos, flexões de perna e estocadas
3
Se alimente bem. Você precisará de uma boa alimentação para se manter saudável já que o esporte pode ser esgotante. Consuma todos os nutrientes de que o seu corpo precisa. Sua dieta deve ser rica em frutas e vegetais, carboidratos e proteínas magras.
4
Aumente sua resistência. Ciclistas profissionais precisam ser capazes de pedalar morro acima mesmo que o fim da corrida esteja próximo e seus corpos estejam cansados. Trabalhe na sua resistência para que você possa lidar com situações como essa.
# Participando na Comunidade
1
- Comece o mais jovem possível. Começar o mais cedo possível irá te ajudar a desenvolver suas habilidades e a força de que você precisa, e irá fazer o seu nome conhecido também.
2
Pedale junto de outras pessoas. Se una a um clube de ciclismo local e participe dos treinos semanais. Isso te deixará motivado e você ainda poderá aprender com os outros. Você pode encontrar esses grupos de ciclistas pesquisando na internet ou procurando nos polis esportivos.
3
Faça amigos que sejam ciclistas. A vida de um ciclista profissional pode ser bastante solitária. Você terá muitos compromissos, treinos e muito pouco tempo livre. Se você quer manter uma vida social tenha amigos que estejam lá com você.
4
Pedale com pessoas que são melhores que você. Isso te manterá competitivo e com vontade de melhorar sempre.
# Melhorando suas Técnicas
1
Encontre um técnico para te ajudar a melhorar seu tempo e suas técnicas.
Você pode encontrar um bom técnico em um clube de ciclismo ou nos classificados de revistas especializadas. Um bom técnico te ajudará a quebrar seus próprios recordes, melhorar sua resistência e velocidade, etc. Um técnico experientes pode ainda te dar conselhos sobre a melhor dieta a ser feita e o melhor equipamento a ser usado.
2
Faça um reconhecimento de terreno. Analise o percurso, analise a si mesmo e veja no que pode melhorar. Assista a vídeos das corridas anteriores de seus adversários e veja como eles fazem.
3
Estude os ciclistas profissionais para aprender como eles treinam e se alimentam, e quais técnicas e estratégias eles usam.
Adote as técnicas e estratégias que se encaixem com você.
4
Domine as competências fundamentais. Por exemplo, como se inclinar sobre o guidão e fazer as curvas são algumas das competências fundamentais do ciclismo. Pratique essa habilidades pedalando em percursos que exijam o domínio das mesmas.
# Se Tornando um Profissional
1
Tenha um emprego. Não se engane, o ciclismo profissional não é uma grande fonte de renda. Os times pagam pelo equipamento e as viagens, mas o salário é geralmente muito baixo. Até mesmo os prêmios em dinheiro de grandes corridas são baixos. Mesmo sendo um corredor famoso, você precisará de outro emprego. É importante que seja um emprego flexível para que não prejudique seus treinos e corridas.
2
Comece em corridas locais. Correndo bem em corridas locais irá consolidar suas técnicas, sua confiança e reputação.
3
Encontre um patrocinador. Patrocínio é uma parte importante da carreira já que a quantidade de recursos disponíveis irá determinar a qualidade dos equipamentos, do técnico, e da assistência média que você terá.
4
Entre nas competições maiores quando você já estiver melhor e mais rápido.
Quanto mais atenção você atrair em competições amadoras, maior a chance de ser visto por um olheiro de um time profissional.